Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
Resumo
Neste artigo é apresentada uma revisão de literatura do tipo estado da arte, originada a partir da seguinte pergunta: Os clubes de ciências podem se constituir em espaços destinados à promoção da cultura científica para incentivar a participação de jovens mulheres do ensino médio na ciência? O objetivo consistiu em caracterizar a produção acadêmica sobre clubes na perspectiva da comunicação da ciência e sob o enfoque da inclusão feminina na ciência. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da ferramenta BUSCAd em plataformas online, com recorte temporal de 10 anos. Após a análise de 32 trabalhos, constatamos que os clubes de ciências são espaços com amplo potencial para a promoção da cultura científica entre estudantes. Concluímos que as pesquisas direcionadas para a inclusão feminina na ciência em clubes no ensino médio constituem uma inexpressiva produção acadêmica na área e ressaltamos a relevância do desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema no ensino de ciências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.17750
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.