Inclusão feminina e comunicação científica em clubes de ciências: Estado da arte

Roberta Simões, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças

Resumo


Neste artigo é apresentada uma revisão de literatura do tipo estado da arte, originada a partir da seguinte pergunta: Os clubes de ciências podem se constituir em espaços destinados à promoção da cultura científica para incentivar a participação de jovens mulheres do ensino médio na ciência? O objetivo consistiu em caracterizar a produção acadêmica sobre clubes na perspectiva da comunicação da ciência e sob o enfoque da inclusão feminina na ciência. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da ferramenta BUSCAd em plataformas online, com recorte temporal de 10 anos. Após a análise de 32 trabalhos, constatamos que os clubes de ciências são espaços com amplo potencial para a promoção da cultura científica entre estudantes. Concluímos que as pesquisas direcionadas para a inclusão feminina na ciência em clubes no ensino médio constituem uma inexpressiva produção acadêmica na área e ressaltamos a relevância do desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema no ensino de ciências.


Palavras-chave


(Clubes de ciências; Comunicação científica; Mulheres na ciência; Estado da Arte; BUSCAd)



DOI: 10.3895/etr.v8n1.17750

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