Diário de Bordo no ensino técnico: uma ferramenta de aprendizagem ativa e de avaliação processual
Resumo
Este trabalho apresenta a aplicação de uma ferramenta ativa de aprendizagem e avaliação processual chamada "Diário de Bordo", no contexto do Ensino Médio Integrado. A metodologia proposta consiste em três etapas principais: (i) preparação e organização, (ii) utilização do Diário de Bordo durante a aula e (iii) avaliação e feedback. O estudo de caso foi realizado em duas turmas, totalizando 84 alunos, na disciplina das aulas de Circuitos Digitais e Microcontroladores dos cursos integrados de Automação Industrial e Mecatrônica do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ibirité. A partir das avaliações dos alunos realizadas por meio de formulários, observou-se que a implementação dessa ferramenta teve diversos resultados positivos. Primeiramente, facilitou o desenvolvimento das habilidades de síntese e de organização dos alunos. Além disso, evidenciou a maior motivação e comprometimento dos alunos durante as aulas. A ferramenta também se mostrou uma avaliação processual, possibilitando momentos personalizados de aprendizagem dentro das aulas. Esse recurso possibilitou ao professor identificar com rapidez e precisão o progresso de aprendizagem dos alunos, permitindo ajustes imediatos no conteúdo da aula. Além disso, o trabalho ressalta a necessidade de explorar novas estratégias de ensino especificamente adaptadas a disciplinas relacionadas à tecnologia.
Palavras-chave
Aprendizagem ativa; Diário de Bordo; Avaliação processual.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.17171
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.