Fundamentos epistemológicos do Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores
Resumo
Este artigo apresenta um ensaio que discute os fundamentos epistemológicos do estágio curricular supervisionado na formação de professores, o qual é de extrema importância para a pesquisa em Educação e Educação em Ciências. Na teorização sobre o tema, colocam-se em diálogo os referenciais mais recorrentes da área de formação de professores nas pesquisas brasileiras. Articulando-os com os fundamentos epistemológicos que sustentam o estágio em sua indissociabilidade entre teoria e prática (Freire; Pimenta; Martins; Vázquez). A partir desse exercício teórico, o ensaio está organizado em três partes, a primeira apresenta os elementos teóricos e epistemológicos do estágio que podem permitir uma maior compreensão teórica e da importância do estágio na formação dos professores nas licenciaturas diante das demandas da escola no contexto brasileiro; a segunda, indica que os teóricos estrangeiros da área de formação de professores, utilizados significativamente no Brasil, possibilitam pesquisas com o enfoque na centralidade do professor, da escola e do ensino; que por um lado contribui para o foco na prática imediata, em detrimento da relação teoria e prática e dos aspectos políticos e ideológicos que permeiam a educação, mas, por outro lado, oferecem subsídios para a reflexão da prática na formação continuada e na escola, e por fim, a terceira parte que sinaliza a possível ausência, nos referenciais teóricos estrangeiros, de contribuições para o estágio enquanto práxis e análise crítica e de sistematização do conhecimento da realidade educacional brasileira, sobretudo da escola pública, na formação inicial.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.17133
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