Tecnologias e Comunicação Pedagógica: análise e percepção discente acerca da configuração de novos espaços de aprendizagem
Resumo
Em uma sociedade contemporânea permeada pelo uso contínuo das tecnologias torna-se imprescindível compreender como o fenômeno da inserção virtual tem colaborado nos processos educacionais para a adoção de novas pedagogias e configurações de ensino. A pesquisa traz em seu arcabouço teórico conceitos como o Interativismo Colaborativo e Distância Transacional e tem o objetivo de analisar a percepção discente acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão e dos novos espaços de aprendizagem delineados por meio do uso de metodologias ativas. O público-alvo foi um grupo de estudantes do curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade de Brasília. A coleta de dados ocorreu por meio da observação sistemática dos espaços de ensino de duas disciplinas: Ensino, Tecnologias e Comunicação e Ensino a Distância. Para complementação do estudo também houve a aplicação de um questionário junto aos estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciam a pertinência da utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem e apontam um caminho promissor para a promoção de uma educação disruptiva.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.17100
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.