Cálculo de Aventura: um jogo com comandos de voz para estimular o interesse das crianças pela matemática

Elaynne da Silva Torres, Hendrik Teixeira Macedo, Kênia Kodel Cox

Resumo


Os jogos educativos ainda apresentam poucos dados sobre o aprendizado dos jogadores e e o game design acusa problemas na mecânica e contextualização do conteúdo educacional. Existem dois aspectos que precisam ser considerados ao se propor um jogo desse tipo: o elemento educativo e o entretenimento. Este trabalho descreve o desenvolvimento do jogo Cálculo de Aventura, que teve o cuidado de explorar ambos aspectos de forma equilibrada. Um grande estudo sobre elementos de game design foi conduzido. A mecânica do jogo também acrescentou um terceiro aspecto, inovador, como elemento extra de motivação: os comandos do jogo são controlados por pequenos comandos de voz. O jogo é um RPG de turnos para crianças a partir de 9 anos de idade, cujos desafios impostos estão relacionados às quatro operações básicas da matemática. O jogo foi aplicado em dinâmicas dentro da sala de aula em algumas escolas públicas do Estado de Sergipe. Um total de 85 crianças fizeram parte do processo de validação da prática. Foi traçado ainda um perfil tecnológico desses alunos. Um outro conjunto de testes foi realizado de modo a avaliar a adequação do jogo enquanto ferramenta didática para o Ensino da Matemática. Nesse caso, 20 graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe foram voluntários.


Palavras-chave


Jogo educativo; Matemática; Game Design; Diversão; Comandos vocais

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DOI: 10.3895/etr.v7n3.16951

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