Pedagogia de projetos para o ensino de química com temática agrícola familiar: avaliação de estudantes sobre uma experiência na escola

Joseanne Souza de Almeida, Cássia Curan Turci, Nilcimar Santos Souza

Resumo


A presente pesquisa buscou investigar se a pedagogia de projetos, pautada na teoria dialógico-problematizadora de Paulo Freire, pode auxiliar estudantes do ensino médio a construírem conhecimentos químicos a partir de uma leitura crítica de mundo sobre a temática agrícola. O projeto foi desenvolvido com uma escola pública do município de Magé-RJ, onde foram discutidos conteúdos químicos a partir da criação de uma horta de cultivo de alfaces. Os estudantes produziram um portfólio descrevendo suas experiências de investigação das temáticas fertilizantes, agrotóxicos, adubos, solo e água. Analisamos neste artigo a avaliação que eles fizeram sobre suas participações no projeto. Investigamos se a pedagogia de projeto na perspectiva freiriana promoveria o ensino de química articulado com a cultura local dos estudantes. Ao longo do envolvimento com a preparação da horta os grupos selecionaram os conteúdos que julgaram necessários para desenvolver sua ação na horta da escola, buscaram associações com a cultura local e no laboratório criaram experimentos que procuravam respostas para as atividades de sua ação. A análise do portfólio foi realizada pelo método da análise de conteúdo, revelando forte envolvimento dos estudantes na atividade, produzindo significados para eles, para suas vidas, tanto de importância individual, quanto coletiva. Além disso, destacaram a valorização da organização do trabalho em grupo, o dialogo para desenvolver as atividades entre pesquisadora e estudantes e entre grupos, a associação dos conceitos químicos com os problemas que permeiam o cotidiano comunitário local, a possibilidade de pertencimento comunitário e desenvolvimento da autonomia no processo de construção do conhecimento.

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Projetos; Educação comunitária; Educação ambiental; Educação em ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n3.16864

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr