(Re)pensando a formação continuada de professoras alfabetizadoras a partir das suas representações sociais de ensino de ciências
Resumo
Pela relevância da alfabetização científica nos anos iniciais e das peculiaridades da formação inicial docente deste segmento de ensino, bem como pelas suas necessidades quanto aos conhecimentos de Ciências da Natureza, objetivou-se identificar as representações sociais de professores(as) alfabetizadores(as) sobre ensino de Ciências, buscando indicadores para a sua formação continuada, sendo sujeitos 26 professoras, pedagogas. Coletou-se os dados por evocação livre de palavras e enunciação textual, identificando-se o núcleo central e as categorias de análise dos elementos representativos. Por triangulação dos dados obtidos com a diretriz curricular seguida pelas docentes, identificou-se que o ensino de Ciências, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, apresentou-se tendencioso ao desenvolvimento do currículo prescrito, com ênfase a tópicos curriculares específicos, supostamente, limitadores da prática pedagógica, sugerindo-se a importância da elaboração e da oferta de propostas formativas que desmitifiquem o ensino sobre ciência, aproximando as docentes dos diálogos relevantes, mais atuais, sobre a educação científica nos anos iniciais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.16862
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.