(Re)pensando a formação continuada de professoras alfabetizadoras a partir das suas representações sociais de ensino de ciências

Emerson Nunes da Costa Gonçalves, Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Resumo


Pela relevância da alfabetização científica nos anos iniciais e das peculiaridades da formação inicial docente deste segmento de ensino, bem como pelas suas necessidades quanto aos conhecimentos de Ciências da Natureza, objetivou-se identificar as representações sociais de professores(as) alfabetizadores(as) sobre ensino de Ciências, buscando indicadores para a sua formação continuada, sendo sujeitos 26 professoras, pedagogas. Coletou-se os dados por evocação livre de palavras e enunciação textual, identificando-se o núcleo central e as categorias de análise dos elementos representativos. Por triangulação dos dados obtidos com a diretriz curricular seguida pelas docentes, identificou-se que o ensino de Ciências, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, apresentou-se tendencioso ao desenvolvimento do currículo prescrito, com ênfase a tópicos curriculares específicos, supostamente, limitadores da prática pedagógica,   sugerindo-se a importância da elaboração e da oferta de propostas formativas que desmitifiquem o ensino sobre ciência, aproximando as docentes dos diálogos relevantes, mais atuais, sobre a educação científica nos anos iniciais.


Palavras-chave


Ciclo de alfabetização; formação em serviço; teoria do núcleo central.

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DOI: 10.3895/etr.v7n3.16862

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