Orientações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) / Pensamento Crítico (PC): o que pesquisas na Educação para a Ciência no contexto brasileiro nos revelam a respeito dessa articulação?
Resumo
Este trabalho, de natureza qualitativa, realizado mediante o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica, orientou-se pela seguinte questão: “Que características apresentam as pesquisas brasileiras que relacionam Pensamento Crítico e CTS?”. Diante dessa indagação, buscou-se analisar pesquisas publicadas em dois repositórios brasileiros: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Do levantamento realizado, foram identificadas 6 pesquisas e, a partir de seu processo de análise, emergiram duas categorias, quais sejam: “Temáticas e contextos investigados”; “Relações entre CTS e Pensamento Crítico”, sendo que esta última contemplou reflexões sobre: Definições de PC e de CTS; CTS como possibilidade de desenvolvimento do PC; Aproximações e articulações CTS e PC; Desafios encontrados na articulação CTS e PC. Diante das reflexões realizadas, verifica-se a necessidade da efetivação de trabalhos que permitam conceber a articulação CTS/PC, assim como, na atualidade, a articulação entre Pensamento Crítico e Criativo (PCC) e CTS. No entanto, constatou-se um número reduzido de pesquisas no âmbito PC/CTS e nenhuma que analise a perspectiva PCC/CTS, devido ao fato de o tema ainda ser pouco explorado no cenário brasileiro. Além disso, verificaram-se desafios que perpassam o aprofundamento de pesquisas sobre o assunto nos pontos que tangem à operacionalização e intencionalidade CTS/PC, mudança epistemológica e valorização do trabalho docente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.16839
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.