Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de ondas sonoras durante a pandemia
Resumo
Este trabalho descreve uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), elaborada nos pilares da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) e aplicada em forma de oficina com estudantes do curso de formação docente (ensino médio integrado) da rede pública do estado do Paraná. Os 3 encontros foram virtuais, por meio do aplicativo google meet, devido a pandemia causada pelo SARS-COV-2. Os conceitos que envolvem a compreensão sobre ondas mecânicas foram assimilados de forma significativa, como foi constatado por meio da elaboração de mapas conceituais, entre outros mecanismos da avaliação diagnóstica, como apresentado aqui. Como resultado final, podemos inferir que as metodologias, quando suportadas pela TAS, podem promover a aprendizagem significativa, mesmo para o ensino remoto.
Palavras-chave
Ondulatória; Ensino de Física; Audacity.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.16838
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.