Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de ondas sonoras durante a pandemia

Helton Diniz Rocha, Shalimar Calegari Zanatta, Hercília Alves Pereira de Carvalho

Resumo


Este trabalho descreve uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), elaborada nos pilares da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) e aplicada em forma de oficina com estudantes do curso de formação docente (ensino médio integrado) da rede pública do estado do Paraná. Os 3 encontros foram virtuais, por meio do aplicativo google meet, devido a pandemia causada pelo SARS-COV-2. Os conceitos que envolvem a compreensão sobre ondas mecânicas foram assimilados de forma significativa, como foi constatado por meio da elaboração de mapas conceituais, entre outros mecanismos da avaliação diagnóstica, como apresentado aqui. Como resultado final, podemos inferir que as metodologias, quando suportadas pela TAS, podem promover a aprendizagem significativa, mesmo para o ensino remoto.

Palavras-chave


Ondulatória; Ensino de Física; Audacity.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n3.16838

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr