Ilhas Interdisciplinares de racionalidade no ensino de Ciências: uma experiência didática sobre a água

Juliana Cristine Hubl, Josiane Valéria Fritzen Roell, Ivani Teresinha Lawall

Resumo


A Ilha Interdisciplinar de Racionalidade é uma metodologia de ensino inserida na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. O indivíduo é alfabetizado científica e tecnologicamente, quando o seu conhecimento lhe permite autonomia, capacidade de se comunicar, além do domínio e responsabilidade diante de situações específicas. A ilha consiste em elaborar um projeto que utiliza conhecimentos de diferentes disciplinas e também da vida cotidiana. Este artigo constitui-se de um relato de experiência em sala de aula, com 23 alunos de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Campo Alegre/SC. Seu objetivo é verificar em quais momentos da implementação de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade sobre o tema Água, pode-se observar os atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica: a autonomia, o domínio e a comunicação. Como produto final da ilha foi criado uma campanha em forma de um folheto, para conscientizar as pessoas sobre a importância de ações simples do dia a dia, que colaboram para evitar a falta de água. A análise dos resultados indicou que os alunos apresentaram autonomia nas suas ações e nas tomadas de decisões, domínio do conteúdo trabalhado, precisaram se comunicar uns com os outros e negociar entre si.


Palavras-chave


Alfabetização Científica e Tecnológica; Ensino Fundamental; Anos Finais

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DOI: 10.3895/etr.v7n3.16828

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