O uso do instrumento de pré e pós teste na Abordagem Temática: identificando aspectos relativos à apropriação conceitual

Larissa Esser, Luiz Clement

Resumo


Este artigo retrata resultados relativos à validação e uso de um instrumento para analisar a apropriação conceitual de estudantes em aulas de Física, em especial, relativos a implementação de uma Abordagem Temática. Neste sentido, objetivamos descrever alguns aspectos relativos ao processo de elaboração, validação e aplicação de um instrumento de pré e pós-teste, analisando elementos relativos à apropriação conceitual dos estudantes mediante a implementação de uma Abordagem Temática, focada na transmissão e recepção dos sinais nos televisores. A análise de dados coletados com a aplicação do pré e pós testes ocorreu de forma quantitativa e qualitativa. Buscou-se calcular o ganho de aprendizagem da turma e de cada estudante, bem como, qualificar e caracterizar a aprendizagem proporcionada ao longo das aulas. Conclui-se que a Abordagem Temática pautada na transmissão e recepção dos sinais nos televisores apresenta-se como uma perspectiva didático-pedagógica com potencial de facilitar o processo de ensino e aprendizagem do Ensino de Física na Educação Básica.


Palavras-chave


Validação de instrumento; Abordagem Temática; Apropriação Conceitual; Ensino de Física.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n3.16825

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr