O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil
Resumo
A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a primeira foi a identificação do participante, a segunda está relacionada ao CoRe (Representação do Conteúdo) e a terceira contendo perguntas complementares visando observar mais indícios do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais e as possíveis contribuições da formação inicial nesse contexto. O questionário foi validado com professores formados em Licenciatura em Pedagogia e/ou atuantes na Educação Infantil membros do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Com o processo de validação foi possível observar indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais para o trabalho na Educação Infantil. Verificou-se, assim, a pertinência, as possibilidades e os limites das questões, permitindo validar o instrumento proposto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.16821
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.