Estágio supervisionado de docência em Química: um relato de experiência do momento de observação em turmas do ensino médio
Resumo
O Estágio Curricular de Docência em Química II realizado por licenciandos(as) matriculados(as) no curso de Licenciatura em Ciências Exatas de uma Universidade Federal, contempla a atividade de observação, momento em que o(a) estagiário(a) vai para o colégio conhecer e vivenciar toda a estrutura física e pedagógica da instituição de ensino, bem como acompanhar aulas com o objetivo de anotar e refletir sobre todos os processos que ocorrem dentro da sala de aula. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada por uma aluna durante o estágio curricular obrigatório, realizado no segundo semestre de 2021. Assim, este relato de experiência é fruto das observações de 16 aulas realizadas em turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Tais observações foram descritas, refletidas e organizadas em forma de portfólio. Dentre as principais observações feitas pela licencianda destacam-se: o empenho da professora da turma em integrar os(as) alunos(as) na discussão do assunto/conteúdo, abordando exemplos do dia a dia e proporcionando momentos para que todos(as) compartilhassem suas experiências; da desmotivação dos(as) alunos(as); da importância de olhar para outros fatores como: vida social, econômica, cultural e autoestima do(a) aluno(a) na busca de compreender a gênese do desinteresse pelas aulas/escola e, a importância da afetividade frente a estas questões. Em suma, constituir-se professor(a) perpassa por outros elementos além do aprender a ensinar e aprender a aprender.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n1.16818
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.