Concepções de ciência e o porquê do ensino de Ciências: O que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Kely Cristina Enisweler, Maria Júlia Corazza

Resumo


O presente artigo tem como intuito buscar respostas às questões: o que é ciência e porque ensinar Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para isso apresentamos e discutimos dados construídos a partir da aplicação de um questionário e de entrevista realizada com doze professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, integrantes de uma Comunidade Virtual de formação continuada, organizada pelas pesquisadoras. Os dados obtidos por meio desses instrumentos de pesquisa foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD), que possibilitou a construção de categorias de concepções em resposta às questões mencionadas. Concluiu-se que existem diferentes concepções de ciências e que essas interferem no porquê e no como ensinar ciências, ou seja, nos objetivos do ensino de ciência e na metodologia utilizada pelo professor na sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Formação continuada; Comunidade Virtual de formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n3.16797

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr