O Letramento Digital para a efetividade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação do assistente social
Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem sido cada vez mais requisitadas para o exercício profissional nas diferentes áreas do conhecimento. Na atuação do assistente social, as TDIC auxiliam na organização e na tomada de decisões nos processos de trabalho. Em que pese sua importância no exercício laboral, a dificuldade em se apropriar dessas tecnologias ainda se constitui uma barreira para muitos profissionais. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é identificar como o letramento digital vem sendo abordado no curso de Serviço Social de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Londrina-PR. A pesquisa se caracteriza como qualitativa-exploratória, com a aplicação de questionário semiestruturado para a coleta de dados junto aos estudantes e profissionais do Serviço Social, no período de agosto a novembro de 2020. A análise do material mostrou que, tanto em relação aos estudantes, como aos profissionais, o uso das TDIC tem comprometido a formação de alunos, diante de fragilidade e falta de domínio sobre o letramento digital de alunos e de professores. Diante disso, o estudo apontou que o Letramento Digital é condição para a apropriação do uso das TDIC para a formação de assistente social, considerado na atualidade, uma ferramenta fundamental para a efetividade de suas ações, sobretudo quando se exige desse profissional, uma atuação de caráter propositiva no fazer profissional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.16772
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.