Contextualização histórica da lei de Hubble em livros didáticos de física do PNLD 2018

Ivani Teresinha Lawall, Ana Maria Bojarski, Karlinne Lisandra Devegili, Maxwell Roger da Purificação Siqueira

Resumo


Este estudo busca identificar como os aspectos históricos e a construção do conhecimento físico, sobre o tema lei de Hubble, são apresentados nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático de 2018. Ao realizar a análise qualitativa foi admitido uma ferramenta de avaliação de livros didáticos que consiste na junção de quatro categorias, sendo que apenas os aspectos históricos da construção do conhecimento científico são apresentados neste trabalho. Analisaram-se todas as 12 coleções aceitas pelo documento de 2018, somente 6 coleções apresentam os conceitos sobre a lei de Hubble e destas faz-se um recorte da coleção com maior pontuação e duas de maior tiragem. De modo geral, as análises provenientes do uso da ferramenta demonstram que, em relação a lei de Hubble, os conteúdos são apresentados como introdutórios, sem aprofundamento das discussões sobre o desenvolvimento histórico-científico em atividades didáticas sugeridas no texto.


Palavras-chave


Ensino de Física; Física Moderna e Contemporânea; História das Ciências

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16760

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