Indicação circunstancial emitida durante uma atividade discursiva no ensino de Física

Álex De Carvalho Ferreira, Adrielly Pereira Ansanelo, Carlos Eduardo Laburú

Resumo


Fundada na teoria da Comunicação de Pietro, propomos um aprimoramento dos mecanismos dialógicos de aprendizagem sob uma perspectiva semiológica construtivista.  O principal conceito a ser destacado da teoria é o signo de tipo indicação circunstancial. Procuramos analisar os signos do tipo indicações circunstanciais mediados durante o processo de ensino e seu papel na construção de conceitos relacionados à temática eletrostática. Fazendo uso de metodologia qualitativa, uma aula de uma professora de física foi examinada. Demonstra-se que além de complementar a mensagem de um sinal e reduzir ambiguidades, as indicações circunstanciais promovem o pensamento reflexivo dos estudantes, colocando-os como sujeitos ativos na construção do conhecimento.


Palavras-chave


Aprendizagem; Conceito; Semiótica.C

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DOI: 10.3895/etr.v7n3.16752

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