Utilização do filme Felicidade por um fio como recurso didático no Ensino de Química
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades de utilização do filme Felicidade por um fio nas aulas de Química do Ensino Médio. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e documental. A fonte de dados para análise documental foi o filme Felicidade por um fio, uma comédia romântica produzida pela Netflix. A análise do filme foi realizada em três passos: a) identificação das temáticas com potencial para se abordar os conceitos científicos tecnológicos presentes no filme; b) marcação das cenas com as temáticas identificadas; c) nova análise das marcações de tempo e cenas do filme. A partir desta análise identificaram-se quatro temáticas principais que contribuem com o processo de ensino-aprendizagem da área das Ciências da Natureza e suas tecnologias: a. fisiologia do cabelo; b. xampus e condicionadores; c. descoloração capilar; d. alisamento capilar. Com essa perspectiva de trabalho, acredita-se colaborar com as pesquisas voltadas à formação científica e cidadã dos alunos e ainda que abordem questões étnicas raciais como forma de contribuir para minimizar as discriminações e os estereótipos e promover o respeito pelas diversas culturas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n1.16733
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.