Utilização do filme Felicidade por um fio como recurso didático no Ensino de Química

Marcelo Martins da Rosa, Camila Aparecida Tolentino Cicuto

Resumo


Este trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades de utilização do filme Felicidade por um fio nas aulas de Química do Ensino Médio. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e documental. A fonte de dados para análise documental foi o filme Felicidade por um fio, uma comédia romântica produzida pela Netflix. A análise do filme foi realizada em três passos: a) identificação das temáticas com potencial para se abordar os conceitos científicos tecnológicos presentes no filme; b) marcação das cenas com as temáticas identificadas; c) nova análise das marcações de tempo e cenas do filme. A partir desta análise identificaram-se quatro temáticas principais que contribuem com o processo de ensino-aprendizagem da área das Ciências da Natureza e suas tecnologias: a. fisiologia do cabelo; b. xampus e condicionadores; c. descoloração capilar; d. alisamento capilar. Com essa perspectiva de trabalho, acredita-se colaborar com as pesquisas voltadas à formação científica e cidadã dos alunos e ainda que abordem questões étnicas raciais como forma de contribuir para minimizar as discriminações e os estereótipos e promover o respeito pelas diversas culturas.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Tecnologias educacionais; Cinema.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n1.16733

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr