Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
Resumo
Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e abordagem descritiva. Os dados foram coletados a partir de gravações em vídeo e áudio de aulas das duas docentes investigadas (P1 e P2). Para análise utilizamos os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, a partir dos quais os dados foram organizados em três categorias: macroações, ações e microações. Foram encontradas 04 macroações, 19 ações e 53 microações na aula de P1, e 04 macroações, 18 ações e 47 microações na aula de P2. Foi possível perceber que as maiores alterações entre as aulas ocorreram nas microações, sendo o que de fato caracterizou cada aula de Ciências em sua especificidade.
Palavras-chave
Ação docente; Trabalho docente; Ensino de Ciências.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.16730
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.