Formas de se ensinar e aprender investigando: análise de uma Atividade Didática Investigativa pautada em fenômenos físicos a baixa pressão
Resumo
O estudo de fenômenos físicos por meio do uso de experimentos é muito presente no contexto da Física. No entanto, alguns fenômenos requerem condições específicas para serem reproduzidos e estudados. Este artigo retrata um experimento realizado em ambiente de baixa pressão, capaz de propiciar análises singulares no contexto escolar para o Ensino de Física. Para estruturar esta atividade em sala busca-se apoio didático-metodológico no Ensino por Investigação, mais especificamente, na proposta de García e García (2000), a qual têm como ponto central o trabalho investigativo orientado por problemas, seu reconhecimento, busca de soluções e reflexões. Diante disso, tem-se como objetivo de pesquisa identificar características próprias do desenvolvimento de Atividades Didáticas Investigativas (ADI) respaldadas nesta metodologia. Para trazer evidências de aspectos investigativos presentes nas ADI, foram coletados dados de produções dos alunos, gravações de áudio e diário de bordo, advindos da implementação de uma ADI em três turmas com graduandos do Curso de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Os resultados evidenciam semelhanças e diferenças entre percursos investigativos conduzidos com as turmas, salientando formas de se atender a perspectiva de acordo com as necessidades dos estudantes. Também é evidente a importância da intervenção do professor para o direcionamento do processo investigativo, garantindo a construção de aprendizagens. Ainda, a proposta revela elementos elencados e desenvolvidos pelos próprios alunos para construção de conhecimento, tendo como base suas concepções.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n2.16723
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.