Pensamento computacional: Uma análise da ementa do componente curricular no novo Ensino Médio

Kheronn Khennedy Machado, Alessandra Dutra

Resumo


Entre as possibilidades de aproximação do currículo com metodologias mais conectadas às demandas contemporâneas, o componente Pensamento Computacional surge como estratégia interdisciplinar na resolução de problemas através do desenvolvimento do raciocínio lógico. No entanto, se não compreendido, a proposta de sua inserção no Novo Ensino Médio pode ficar reduzida a uma simples instrumentalização de linguagens e ferramentas. Este estudo apresenta uma análise documental do Caderno de Itinerários Formativos da Secretaria de Educação do estado do Paraná, o qual contém a proposta curricular do componente e dos planejamentos para os 3 trimestres do ano letivo de 2022, relacionando-os ainda às diretrizes propostas pela Sociedade Brasileira de Computação. O resultado apontou excesso de conteúdos ligados à programação, desconsiderando os fundamentos do Pensamento Computacional na construção de habilidades e competências que fomentem a criatividade e o raciocínio lógico, além do letramento digital. Desta forma, sugerimos, a construção dialógica e coletiva de uma ementa mais próxima dos conceitos e exploração dos pilares do Pensamento Computacional, considerando, inclusive, as propostas desplugadas para atender aos ambientes escolares com poucos recursos tecnológicos e falta de internet. 


Palavras-chave


; Letramento digital; Programação na Educação Básica. Diretrizes.

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DOI: 10.3895/etr.v7n2.16710

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