Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022
Resumo
Este artigo visa verificar quais são os principais Obstáculos Epistemológicos postulados na teoria de Gaston Bachelard, que foram identificados na produção acadêmica expressa em dissertações e teses. Por meio de um mapeamento teórico, foram analisados trabalhos que aplicaram sequências didáticas, defendidos em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2022. Dentre os resultados, identifica-se o obstáculo realista no ensino do conceito de átomo, obstáculo verbal, experiência primeira, substancialista e realista no ensino dos conceitos de transformações químicas, obstáculo substancialista no ensino dos conceitos de orbita e orbital, obstáculos experiência primeira, substancialista, realista, animista e conhecimento geral no ensino dos conceitos sobre cinemática, e obstáculos experiência primeira, substancialista e verbal no ensino do conceito de ressonância. As análises indicam que as ideias de Obstáculos Epistemológicos de Bachelard, podem representar uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciências, principalmente para interpretação das dificuldades e erros apresentados por estudantes.
Palavras-chave
Teoria do conhecimento científico; Gaston Bachelard; Sequências didáticas
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PDFDOI: 10.3895/etr.v7n2.16708
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