Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um mapeamento teórico entre os anos de 2013 a 2022

Julian da Silva Lima, David Antonio da Costa

Resumo


Este artigo visa verificar quais são os principais Obstáculos Epistemológicos postulados na teoria de Gaston Bachelard, que foram identificados na produção acadêmica expressa em dissertações e teses. Por meio de um mapeamento teórico, foram analisados trabalhos que aplicaram sequências didáticas, defendidos em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período de 2013 a 2022. Dentre os resultados, identifica-se o obstáculo realista no ensino do conceito de átomo, obstáculo verbal, experiência primeira, substancialista e realista no ensino dos conceitos de transformações químicas, obstáculo substancialista no ensino dos conceitos de orbita e orbital, obstáculos experiência primeira, substancialista, realista, animista e conhecimento geral no ensino dos conceitos sobre cinemática, e obstáculos experiência primeira, substancialista e verbal no ensino do conceito de ressonância. As análises indicam que as ideias de Obstáculos Epistemológicos de Bachelard, podem representar uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciências, principalmente para interpretação das dificuldades e erros apresentados por estudantes.

Palavras-chave


Teoria do conhecimento científico; Gaston Bachelard; Sequências didáticas

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DOI: 10.3895/etr.v7n2.16708

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