Astrobiologia e a pesquisa em ensino de ciências no Brasil: anos luz da área 46?
Resumo
Buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, investigar o conteúdo metodológico/procedimental das produções científicas sobre educação em astrobiologia no contexto da pesquisa em ensino de ciências no Brasil. Para isso, procurou-se identificar quais abordagens, procedimentos de análise, instrumentos e técnicas de coleta de dados foram empregados nesses trabalhos e por meio desses elementos, analisar se essas produções condizem com o rigor teórico-metodológico que exige a pesquisa científica produzida na grande área de ensino de ciências. A maioria dos trabalhos analisados possui enfoque qualitativo, os instrumentos de coleta de dados são considerados os mais usuais na pesquisa em Educação para a ciência, entretanto, são observados poucos trabalhos que empregam o rigor teórico-metodológico que demanda essa grande área do conhecimento. Apesar dessa lacuna, as produções analisadas configuram-se como um referencial muito importante para incentivar e oferecer embasamento teórico e metodológico para futuras pesquisas a serem desenvolvidas sobre o tema.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n3.16703
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.