Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia

Cristiane Tolentino Machado, Giovani Romaneli Terra, Douglas Romaneli Terra, Fernando Augusto de França Abo Ganem

Resumo


Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal adaptação refletiu também na forma de se oferecer as monitorias durante o Ensino Remoto Emergencial. No presente estudo, pretende-se verificar a percepção dos estudantes de Histologia sobre o uso de uma ferramenta digital nas monitorias. As monitorias virtuais foram oferecidas com o apoio da plataforma Lucid.apk na sua versão gratuita. Na modalidade de quadro virtual interativo, a plataforma permitiu a identificação das estruturas e características morfológicas presentes nas imagens de cortes histológicos dos diferentes tecidos estudados. O quadro virtual foi utilizado simultaneamente pelos monitores numa abordagem mais interativa e dinâmica aos estudantes durante as monitorias. No aspecto geral, os estudantes avaliaram de forma positiva a sua experiência de aprendizagem com a ferramenta digital nas monitorias virtuais de Histologia. Além disso, a maioria dos estudantes concorda que a plataforma poderia ser mantida no retorno das aulas presenciais.


Palavras-chave


Ensino Remoto Emergencial; Histologia; Monitoria; Pandemia; Quadro interativo

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n2.16448

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr