Invariantes operatórios mobilizados por estudantes do Ensino Médio sobre circuitos em série através do laboratório virtual PhET

Deiviti Gustavo Moreira de Candia, Carlos Henrique Pagel, Vinicius Carvalho Beck

Resumo


Este trabalho tem como objetivo geral analisar as compreensões de estudantes do Ensino Médio sobre algumas propriedades dos circuitos elétricos com ligação em série, por meio da aprendizagem por simulação digital. O referencial teórico adotado neste trabalho é a teoria dos campos conceituais, elaborada pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud. Este estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa. Na coleta e análise dos resultados utilizamos o Método Clínico de Manipulação-Formalização, desenvolvido pelo grupo de Jean Piaget e amplamente utilizado em pesquisas sobre aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Conforme os resultados obtidos, constatamos que estudantes do 3º do Ensino Médio possuem diferentes níveis de compreensão sobre circuitos elétricos com ligação em série, sendo que alguns participantes conseguiram produzir modelos mentais totalmente alinhados com conhecimento científico, com teoremas-em-ação muito próximos das leis da Física envolvendo circuitos elétricos.

Palavras-chave


circuito em série; PhET; invariantes operatórios

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DOI: 10.3895/etr.v8n1.16284

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