Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar

Alessandra dos Santos Pereira, Joao Gabriel Nunes Modesto, Marcelo Duarte Porto, Roseli Vieira Pires, Ronaldo Rodrigues da Silva

Resumo


O presente artigo faz uma abordagem sobre a tecnologia assistiva numa perspectiva inclusiva por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura na base de dados dos periódicos da CAPES, EBSCO, GALE e SciELO, usando os descritores “tecnologia assistiva” AND “inclusão escolar”, nos últimos 5 anos. O tema se justifica por se tratar de uma temática que oportuniza a discussão sobre o conceito de tecnologia assistiva e como ela pode ser utilizada no contexto escolar, visando contribuir positivamente com o desenvolvimento dos estudantes. Assim, o objetivo geral deste estudo propõe-se a realizar uma revisão sistemática de literatura sobre os estudos relacionados à tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar. Para tanto, pretende-se discutir o conceito de tecnologia assistiva com vistas à inclusão escolar; realizar um mapeamento de artigos que tratam do objeto de estudo; e analisar os trabalhos que se aproximam da temática proposta. As buscas resultaram em 21 artigos, dos quais foram extraídas as informações consideradas relevantes para análise. Os resultados apontam a importância da utilização da tecnologia assistiva no contexto educacional para a promoção da qualidade de vida dos estudantes, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente social.


Palavras-chave


Tecnologia Assistiva; Inclusão Escolar; Desenvolvimento do Estudante

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DOI: 10.3895/etr.v7n3.16145

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