Ensino de frações através da Resolução de Problemas: construção de um Produto Educacional

Edson Junior Monteiro, Janaína Poffo Possamai, Norma Suely Gomes Allevato

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a construção de um Produto Educacional relacionado com o ensino de frações, proposto para o 6º ano do Ensino Fundamental, orientado pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, apresenta-se o referencial teórico relacionado com a Resolução de Problemas e com as diferentes personalidades dos números racionais, de modo a elucidar os entendimentos assumidos. A construção do Produto Educacional é discutida e os resultados indicam que é possível desenvolver propostas com vistas às perspectivas atuais da Resolução de Problemas e que utilizem o livro didático como fonte de consulta, permitindo que se avance para um ensino em que o professor é o mediador e o estudante o protagonista de sua aprendizagem. 


Palavras-chave


Resolução de Problemas; Elaboração de Problemas; Sequência didática; Ensino de Matemática

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DOI: 10.3895/etr.v6n2.16022

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