Registros de representação semiótica em atividades de modelagem matemática nos anos iniciais

Andréa Regina Teixeira Nunomura, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Magna Natalia Marin Pires

Resumo


Este artigo traz resultados de uma investigação que teve como objetivo evidenciar que tratamentos e conversões são realizados por uma turma do 4º ano de uma escola da rede pública municipal de ensino no norte do Paraná, no ano de 2019, quando desenvolveram atividades de modelagem matemática. Para isso, ele fundamenta-se em um quadro teórico sobre os encaminhamentos de atividades de modelagem matemática e nos aportes da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, mais especificamente nas transformações de tratamentos e conversões realizadas. A coleta dos dados se deu no desenvolvimento de três atividades de modelagem. Além dos registros escritos dos alunos, para cada atividade de modelagem, gravações de áudio e vídeo, diário de campo da professora e fotografias foram utilizados para subsidiar a investigação. A análise está embasada na pesquisa qualitativa em que o pesquisador procura entender o processo pelo qual as pessoas constroem significados e os descrevem. A análise dos registros dos alunos permitiu evidenciar que as atividades de modelagem matemática desenvolvidas viabilizaram a utilização e exploração de diferentes registros de representação semiótica e os processos de tratamento e de conversão. A pesquisa possibilitou inferir que a articulação entre a Modelagem Matemática e a Teoria de Registros de Representação Semiótica mostrou-se como uma importante aliada no processo de ensino e de aprendizagem no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, etapa em que os estudos ainda se mostram escassos na área de ensino de Matemática.

Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Registros de Representação Semiótica; Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v6n2.15958

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr