Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores

Fernanda Izabel Garcia da Rocha Concenço, Vinicius Carvalho Beck, Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, Cristina Cavalli Bertolucci, Everton da Silva Otazu, Leonardo Nora

Resumo


O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação básica para o trabalho com alunos com TEA; 2) identificar as formas que professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental da cidade de Pelotas-RS utilizaram para avaliar estudantes com TEA durante a pandemia; 3) descrever como foi, durante a pandemia, o retorno dos estudantes com TEA com relação às atividades propostas pelos professores participantes desta pesquisa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário investigativo como instrumento de coleta de dados. Houve a participação de 20 professores do Ensino Fundamental que ministram aulas em escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na cidade de Pelotas/RS. A principal contribuição deste trabalho foi a constatação de que avaliações da aprendizagem baseadas em comunicação síncrona digital são as que apresentam maiores dificuldades para estudantes com TEA em períodos pandêmicos ou de atividades remotas.


Palavras-chave


Pandemia; Avaliação; Transtorno do Espectro Autista

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DOI: 10.3895/etr.v6n1.15126

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