Robótica aumentada: Interação entre robôs reais e cenários virtuais projetados com aplicação no ensino de Física

Gilberto de Oliveira Viana, Rafael João Ribeiro, Gregory Vinicius Conor Figueiredo

Resumo


Este trabalho relata um estudo sobre a combinação da Robótica com Realidade Aumentada no ensino de Física, baseada em uma técnica que utiliza a projeção de cenários virtuais criados para permitir a imersão de robôs reais. Essa técnica apresenta-se como uma alternativa às pistas, tradicionalmente, criadas com fitas adesivas em competições com robôs seguidores de linhas. A viabilidade da proposta foi realizada com testes experimentais realizados durante a construção de um sistema com robôs e sensores programados para a detecção de luz proveniente de projeção vertical. Para o ensino de Física, um material didático foi elaborado e disponibilizado para o conteúdo de Cinemática, para aplicação da proposta com robôs montados tanto com Lego Mindstorms como com a plataforma Arduino. A plataforma Arduino é uma alternativa de código aberto, de baixo custo e que apresentou os mesmos resultados esperados, tornando o uso acessível para a maioria das escolas. Com o Arduino, é possível também reutilizar componentes de sucata eletrônica. Além do ensino de Física, a Olimpíada Brasileira de Robótica é um exemplo de nicho que também pode ser beneficiado com essa proposta.


Palavras-chave


Ensino de Física; Robótica; Realidade Aumentada

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DOI: 10.3895/etr.v5n2.14323

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