Ensino de língua portuguesa e metodologias ativas: o desenvolvimento de um projeto de extensão via tecnologias digitais

Antonio Lemes Guerra Junior

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de desenvolvimento de um projeto de extensão com o apoio de tecnologias digitais, no contexto da pandemia. Trata-se de um projeto de extensão voltado à formação continuada de professores da rede pública para o trabalho com metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa e que teve sua proposta redesenhada em decorrência da suspensão das atividades presenciais na instituição que o sedia, com a migração das ações do contexto presencial para o contexto digital / remoto. O caso descrito ilustra a mobilização de recursos – ambiente virtual de aprendizagem e rede social – como ferramentas alternativas para o enfrentamento de desafios acadêmicos emergenciais. Os resultados indicam que o papel das tecnologias digitais na execução do projeto pode ser pensando sob a perspectiva de um redimensionamento, em dois momentos específicos: coadjuvação, em sua proposta original; e protagonismo, na versão adaptada da proposta, permitindo a garantia da efetividade de ações extensionistas.

Palavras-chave


ensino - Língua Portuguesa; metodologias ativas; extensão universitária; tecnologias digitais

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DOI: 10.3895/etr.v5n1.13764

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