Produção nacional sobre metodologias ativas no ensino de Ciências: uma análise em rede nas revistas Qualis A1 da Área de Ensino

Roberta Cristina Moreira Simões, Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo, Giselle Rôças

Resumo


Este trabalho apresenta a análise de artigos científicos sobre metodologias ativas, publicados em revistas nacionais Qualis A1 da Área de Ensino da CAPES, no período de 2008 a 2018. A pergunta norteadora do estudo é: como o tema “metodologias ativas” vem sendo utilizado e discutido por professores e pesquisadores da área de ensino de Ciências? Para responder à pergunta, temos como objetivos a construção de redes sociais e a análise das publicações mapeadas. Foram assumidas abordagens qualitativa e quantitativa, sendo a pesquisa bibliográfica realizada sob o Estado do Conhecimento. Os dados dos artigos foram organizados e inseridos no software NodeXL Basic para a construção de redes sociais. Na análise foram identificados vínculos entre autores e instituições nas publicações sobre metodologias ativas, além da observação da tendência dos autores ao regionalismo em alguns grupos. Na análise das referências bibliográficas identificamos autores associados às metodologias ativas e autores associados à fundamentação de processos que envolvem a aprendizagem ativa. Concluímos que o tema tem sido discutido por meio de referências com pesquisas consolidadas na área, destacando-se as discussões sobre o Ensino por Problemas e o Ensino por Investigação. Quanto ao fluxo de informações, há autores e instituições com posições estratégicas e que se destacam pelo diálogo com diferentes grupos, embora atuações isoladas também sejam observadas. Ressaltamos a importância da ampliação do diálogo entre os pares e da aproximação entre instituições, minimizando o isolamento na produção dos conhecimentos. 

 


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Ensino de Ciências; Estado do Conhecimento; Pesquisa Bibliográfica; Análise de Redes Sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v4n2.13034

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr