Produção nacional sobre metodologias ativas no ensino de Ciências: uma análise em rede nas revistas Qualis A1 da Área de Ensino
Resumo
Este trabalho apresenta a análise de artigos científicos sobre metodologias ativas, publicados em revistas nacionais Qualis A1 da Área de Ensino da CAPES, no período de 2008 a 2018. A pergunta norteadora do estudo é: como o tema “metodologias ativas” vem sendo utilizado e discutido por professores e pesquisadores da área de ensino de Ciências? Para responder à pergunta, temos como objetivos a construção de redes sociais e a análise das publicações mapeadas. Foram assumidas abordagens qualitativa e quantitativa, sendo a pesquisa bibliográfica realizada sob o Estado do Conhecimento. Os dados dos artigos foram organizados e inseridos no software NodeXL Basic para a construção de redes sociais. Na análise foram identificados vínculos entre autores e instituições nas publicações sobre metodologias ativas, além da observação da tendência dos autores ao regionalismo em alguns grupos. Na análise das referências bibliográficas identificamos autores associados às metodologias ativas e autores associados à fundamentação de processos que envolvem a aprendizagem ativa. Concluímos que o tema tem sido discutido por meio de referências com pesquisas consolidadas na área, destacando-se as discussões sobre o Ensino por Problemas e o Ensino por Investigação. Quanto ao fluxo de informações, há autores e instituições com posições estratégicas e que se destacam pelo diálogo com diferentes grupos, embora atuações isoladas também sejam observadas. Ressaltamos a importância da ampliação do diálogo entre os pares e da aproximação entre instituições, minimizando o isolamento na produção dos conhecimentos.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v4n2.13034
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