O ensino da geometria por meio da otimização linear: proposta de atividades no Ensino Médio

Glaucia Maria Bressan, Juliana Conceição Possinelli, Elenice Weber Stiegelmeier

Resumo


Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma relação entre o estudo da geometria plana e espacial com a teoria da otimização linear, por meio dos teoremas de convexidade, a fim de contribuir para a aprendizagem dos conteúdos abordados em sala de aula, com enfoque para os anos finais do Ensino Médio. Para tanto, propõe-se o estudo e a aplicação da otimização linear no processo de corte de embalagens e o estudo da geometria (área e volume) para o dimensionamento dessas embalagens, proporcionando aos alunos uma visão globalizada das possibilidades de aplicação da matemática em diversos ramos do conhecimento. Assim, busca-se destacar a importância da aplicação da matemática, em particular, da geometria, de uma forma contextualizada, contribuindo para um aprendizado mais significativo.


Palavras-chave


Geometria; Ensino-Aprendizagem; Otimização Linear, Dimensionamento de Embalagens.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v4n1.11035

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr