Um projeto de pesquisa de ensino de matemática pensado para o aluno deficiente visual do Instituto Federal do Paraná - IFPR

Luani Griggio Langwinski, Adriana Stefanello Somavilla, Leonardo Silguero Pimentel

Resumo


Neste artigo, pretende-se divulgar o projeto de pesquisa intitulado Ensino de matemática para o deficiente visual, que está sendo desenvolvido no Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Foz do Iguaçu, que tem como objetivo elaborar materiais didáticos, apresentando estratégias e recursos instrucionais que promovam o ensino e aprendizagem dos conceitos de matemática para estudantes com deficiência visual. O projeto é constituído por acadêmicas do curso de Licenciatura em Física, o aluno deficiente visual do curso Técnico em Informática e integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Matemática (GPECiM)/IFPR.  O projeto que iniciou neste ano de 2019, contribui para a aproximação da relação professor/aluno, na formação dos professores para lidar com determinadas deficiências buscando estratégias didáticas e amparando o aluno com deficiência visual nas suas dificuldades e dúvidas em relação aos conteúdos de matemática.

Palavras-chave


Inclusão; Deficiente visual; Ensino - matemática; Projeto de pesquisa

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DOI: 10.3895/etr.v4n1.10994

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