Crenças epistemológicas acerca da aprendizagem da ciência entre professores formadores de ciências da natureza e matemática
Resumo
Os professores formadores têm crenças epistemológicas acerca da aprendizagem da Ciência e, muitas vezes, atuam de acordo com essas sem ter suficiente reflexão da sua influência sobre a atuação docente. Essas crenças podem ser ou de caráter tradicional, em que apresenta uma visão de que se aprende rápido a Ciência ou não se a aprende e que somente algumas pessoas nasceram com potencial para aprendê-la; ou de caráter construtivista, que considera que todos podem aprender a Ciência e que demanda a mediação do professor e da ação do aluno na construção do conhecimento. Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir a respeito das crenças epistemológicas acerca da aprendizagem da Ciência que sustentam a atuação dos professores formadores de sete cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática de uma universidade federal multicampi. Em relação aos procedimentos metodológicos, configurou-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa dos dados, coletados por meio de entrevistas com 16 professores formadores. Para o tratamento dos dados empíricos, utilizamos a análise de conteúdo com construção de categorias a posteriori. Os resultados das entrevistas sugerem que os formadores apresentam tendência a crenças epistemológicas, preferencialmente, de caráter construtivista acerca da aprendizagem da Ciência. Embora, traços de crenças de caráter tradicional ainda estejam presentes entre esses docentes. Essa instigação sinaliza a importância de refletirmos sobre as implicações das crenças epistemológicas acerca da aprendizagem da Ciência de docentes na formação inicial de futuros professores que atuarão com a Educação Científica e Tecnológica na Educação Básica.
Palavras-chave
Crenças epistemológicas; Formação de professores; Aprendizagem; Ciência.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v3n2.10065
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.