Resolução de problemas: um caminho para o ensino da matemática

Marcela Camila Picin de Melo, Andresa Maria Justulin

Resumo


O presente texto apresenta reflexões sobre uma pesquisa qualitativa, que envolve o uso da resolução de problemas para o ensino de Matemática. A pesquisa atentou para sua utilização como uma metodologia de ensino que proporcione a construção de conhecimento de conceitos matemáticos, com o aluno como protagonista e o professor, guia e mediador. O problema aqui discutido foi desenvolvido em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental, a fim de propiciar a construção dos conceitos de múltiplos e divisores. Foi escolhido e adaptado do livro: Resolução de Problemas: Teoria e Prática, e aplicado aos alunos por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para análise dos dados foram considerados os registros das resoluções apresentadas pelos alunos bem como gravações em áudio e fotos. Durante a resolução do problema gerador, os alunos foram organizados em grupos, o que favoreceu a colaboração entre eles para criar regiões retangulares com alguns números escolhidos pela professora, realizar um jogo com características estudadas e confeccionar um pinheiro numérico, explorando o conteúdo de múltiplos e divisores. Destaca-se que, com o desenvolvimento da atividade de Resolução de Problemas, os alunos apresentaram-se participativos e questionadores em relação aos conteúdos matemáticos estudados e manifestaram interesse por aqueles que emergiram.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Resolução de Problemas; Múltiplos; Divisores

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DOI: 10.3895/etr.v3n1.10052

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