Histórico do periódico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN, implantado em agosto de 2013, assumiu o compromisso primordial de desenvolver pesquisas e suportes tecnológicos educacionais para promover a qualidade de ensino do Brasil, nos diferentes níveis, e fortalecer os vínculos de reconhecimento e solidariedade entre os pesquisadores da comunidade acadêmica e pessoas de outros setores da sociedade. Entre as diversas ações pensadas e projetadas para o seu primeiro ciclo de quatros anos, ressaltamos três atividades realizadas: três edições do evento científico SEA (Seminário Nacional de Ensino e aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios); a publicação do Guia de Produtos Educacionais do PPGEN; e a criação do 1º periódico científico da UTFPR, câmpus Londrina.

Nesses quatros anos, os docentes e mestrandos vivenciaram experiências bastante valiosas em termos de produção de conhecimentos científicos e formação cidadã. Nesse mesmo período, com a aprovação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – PPGMAT, surgiu uma fecunda parceria entre os dois Programas, que culminou no projeto do periódico Ensino e Tecnologia em Revista – ETRque agora apresentamos. Esse suporte tecnológico, concebido pelos Programas PPGEN e PPGMAT,  pretende disseminar pesquisas acadêmicas que buscam contribuir com o aprimoramento da qualificação dos diferentes contextos educacionais brasileiros.

Na 1ª edição histórica, recebemos artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para compor o conjunto de produções que agora publicamos. A secretaria da revista está localizada na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) e conta com uma bibliotecária que secretaria e auxilia os programas no dia-a-dia da revista.

Esperamos que esta edição histórica e as futuras edições da ETR cumpram seu objetivo científico e social de disseminar resultados de produção acadêmica de conhecimentos relevantes para o desenvolvimento do ensino escolar no Brasil.
 
O lançamento da ETR aconteceu no dia 05 de outubro de 2017, às 14h, no auditório (sala B101) da UTFPR, campus Londrina. O evento contou com as presenças do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Prof. Dr. Valdir Fernandes, e do Prof. Dr. Marco Antônio Moreira, da UFRGS.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EDITORES
Outubro 2022 à outubro 2024
Editora-Chefe: Profa. Dra. Andresa Maria Justulin
Editor-Adjunto: Prof. Dr. Eduardo Filgueiras Damasceno
 
Outubro 2020 à outubro 2022
Editora-Chefe: Profa. Dra. Andresa Maria Justulin
Editor-Adjunto: Prof. Dr. Eduardo Filgueiras Damasceno
 
Novembro 2018 à outubro 2020
Editora-Adjunta: Profa. Dra. Claudete Cargnin
 
Maio 2017 à outubro 2020
Editora-Chefe: Profa. Dra. Alessandra Dutra
 
Agosto 2016 à abril 2017
Editor-Chefe: Prof. Dr. Evandro de Melo Catelão

 
SECRETARIA
Agosto 2016 à outubro 2024
Secretária: Bib. Ma. Sandra Gomes de Oliveira Reis 
 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
QUALIS PERIÓDICOS - QUADRIÊNIO 2017-2020

Área de Avaliação

Classificação

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

A4

ASTRONOMIA / FÍSICA

A4

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

A4

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I

A4

EDUCAÇÃO

A4

ENSINO

A4

INTERDISCIPLINAR

A4

LINGUíSTICA E LITERATURA

A4

MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

A4

 
 



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr