- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Indexadores e Diretórios
- Instruções aos Avaliadores
- Regimento Interno
- Editores de Seção
- Qualis Periódicos
- Proposta para Número Temático
Foco e Escopo
O periódico eletrônico “Ensino e Tecnologia em Revista” quer contribuir para a ampliação e consolidação do campo de estudos em ensino e aprendizagem (70804001) teóricas ou práticas das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza com pesquisas que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos, e outras discussões atinentes à educação, assim auxiliando na produção de conhecimentos e de novas estratégias pedagógicas para melhorar a interação entre pesquisadores nessas áreas. Está sob a responsabilidade dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-PPGEN e de Pós-graduação em Ensino de Matemática-PPGMAT, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.
O periódico aceita publicar artigos científicos inéditos e também revisões, que tratem de temas relacionados ao ensino e tecnologias nas diferentes áreas já apresentadas anteriormente, não sendo permitida a sua apresentação em outro periódico até o parecer final do Conselho Editorial, assim como, uma vez o artigo aceito/publicado, o mesmo não poderá ser submetido para outro periódico. O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial e do Comitê Científico.
“Ensino e Tecnologia em Revista” receberá para avaliação trabalhos redigidos nos idiomas português, inglês, francês e/ou espanhol.
ISSN: 2594-3901
Políticas de Seção
Artigos Originais
Trabalhos originais resultantes de pesquisa científica que apresentem contribuição significativa em ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos de Revisão
Avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre a área de ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em revisão atualizada da literatura.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos Traduzidos
Serão aceitas traduções de artigos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância em ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Edição Especial - SIPEC 2023
Artigos já avaliados pela Comissão Científica do SIPEC:
Prof. Dr. Adriano José Ortiz - IFPR
Profa. Dra. Bárbara Cândido Braz - UFPR
Profa. Dra. Débora Piai Cedran - UEM
Profa. Dra. Josie Agatha Parrilha da Silva - UEPG
Prof. Dr. Michel Corci Batista - UTFPR
Profa. Dra. Tânia do Carmo - FEITEP
Profa. Dra. Valéria Brumato Regina - SEED
Prof. Dr. Emerson Nunes da Costa Gonçalves - UFV
Profa. Dra. Joici de Carvalho Leite - UEM
Prof. Dr. Jaime da Costa Cedran - UEM
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Edição Especial - Modelagem Matemática
Editores- Adriana Borssoi
- Elizabeth Souza
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
II CONECEAS
Editores- Eliane Cerdas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Edição Especial - IX SeForProf
IX Seminário de Formação de Professores
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Programa de Pós-Graduação em Educação
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
III EPEECA
III Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazôni.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
1. Os artigos submetidos são avaliados preliminarmente pelo Editor e/ou pelo Conselho Editorial;
2. Os artigos aprovados na avaliação prévia serão encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review). Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, serão adotados todos os cuidados possíveis para garantir o anonimato no processo;
3. O Conselho Editorial e o Comitê Científico dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista;
4. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos Editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Editor e/ou Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão interna.
Periodicidade
Semestral, sendo que o fluxo para a submissão e de publicação ocorre de forma contínua. Portanto, os artigos aprovados são publicados a qualquer tempo ao longo do período que compreende cada número.
- O número 1 de cada volume compreende os meses de janeiro à junho;
- O número 2 de cada volume compreende os meses de julho à dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Recomenda-se a disponibilização, em repositórios de acesso aberto, dos dados das pesquisas utilizadas nos artigos publicados na Ensino e Tecnologia em Revista.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Indexadores e Diretórios
- Google Acadêmico
- Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)
- Portal para periódicos de livre acesso na Internet – LivRe
- CiteFactor
- Diadorim
Instruções aos Avaliadores
INSTRUÇÕES AOS AVALIADORES
Acesse o sistema da Ensino e Tecnologia em Revista <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/login>, entre com seu login e senha.
Na “Página do usuário”, abaixo do título da Ensino e Tecnologia em Revista, aparecerá sua função, clique sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os trabalhos enviados para sua avaliação.
Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela:
- Submissão Aguardando Avaliação
- Agenda da avaliação
- Diretrizes de avaliação
Em diretrizes de avaliação, proceda da seguinte maneira:
No passo 1, clique no ícone de e-mail para avisar o editor sobre sua disponibilidade para avaliar o artigo. Caso esteja disponível, prossiga da seguinte maneira:
No passo 2, ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço, clique sobre este link e aparecerá a possibilidade de abrir, salvar ou cancelar, (escolha salvar para copiar o artigo para seu computador para fazer a avaliação do mesmo).
Feita a avaliação, retorne ao sistema e continue a avaliação.
No passo 3, clique no ícone “formulário de avaliação”, abrirá uma página com o formulário onde será possível fazer seus comentários aos autores e ao editor, se assim o desejar. Feito isso, salve e feche.
No passo 4, se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo aos autores da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em procurar, selecione o arquivo e transfira.
No passo 5, "Recomendação", escolha a que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em enviar avaliação para o Editor.
Automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação.
Não esqueça!!
Ainda: Antes de sair do sistema conclua o passo 5: recomendação.
Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da Revista Educação Especial, busque na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.
Editores de Seção
Seção: Ciências Humanas e Sociais - Profa. Dra. Roseli Gall do Amaral da Silva
Seção: Ensino de Biologia - Profa. Dra. Eliane Cerdas Labarce
Seção: Ensino de Física - Prof. Dr. Wellington Pereira Queirós
Seção: Ensino de Línguas- Profa. Dra. Ana Cristina Fernandes Pereira Wolff
Seção: Ensino de Matemática - Profa. Dra. Andresa Maria Justulin
Seção: Ensino de Química - Profa. Dra. Márcia Camilo Figueiredo
Seção: Tecnologias - Prof. Dr. Muriel de Souza Godoi
Qualis Periódicos
QUADRIÊNIO 2017-2020
Área de Avaliação | Classificação |
Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo | A4 |
Astronomia / Física | A4 |
Ciência da Computação | A4 |
Ciências Biológicas I | A4 |
Educação / Ensino | A4 |
Interdisciplinar | A4 |
Linguística e literatura | A4 |
Matemática / Probabilidade e Estatística | A4 |