As convergências entre a comunicação organizacional e o marketing: uma análise sobre o marketing 3.0

Fábio Silva Ladeira, Alcioni Galdino Vieira

Resumo


Este artigo propõe um estudo sobre a aproximação entre o marketing e a comunicação organizacional. Durante muito tempo houve divergências sobre suas funções na organização. O marketing tradicional tinha o foco limitado à venda de produtos, utilizando a comunicação como ferramenta para alcançar esses objetivos; enquanto a comunicação nas organizações, principalmente as relações públicas, negavam as estratégias de marketing em sua atuação com seus públicos. Este artigo faz um levantamento bibliográfico sobre o histórico do marketing e da comunicação organizacional para entender a dinâmica que determinou a convergência entre as duas áreas. Assim, espera-se contribuir para o entendimento da nova dinâmica integradora das áreas, que agora precisam ser planejadas com estratégias conjuntas para poder dar conta dos objetivos organizacionais no novo contexto de mercado.


Palavras-chave


Marketing 3.0; Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v8n12.7149

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr