Comunicação, relacionamento e cocriação de valor: um estudo sobre a proximidade entre empresa-cliente

Juliana Cristina Nascimento Silva, Camilo Catto

Resumo


Neste trabalho será abordada a importância da comunicação na cocriação de valor e em como esta pode ser aplicada junto ao público consumidor. Entender a importância da cocriação e sua relação com a criação de valores compartilhados entre organizações e público consumidor é de suma importância, visto que a agilidade contemporânea exige tomadas de decisões rápidas que envolvem o entendimento sobre os vários perfis de clientes. O processo de compra é cada vez mais complexo e mutável, envolvendo não só a usabilidade dos produtos, mas também as experiências que giram em torno do consumo. Em um cenário global no qual as ofertas de produtos e serviços se multiplicam de forma exponencial e o acirramento da concorrência é crescente, os paradigmas da comunicação e marketing traçados de dentro para fora das organizações não cabem mais. Assim, com base no levantamento bibliográfico de autores referências, será estudada a cocriação como uma importante ferramenta que contempla a natureza contínua dos relacionamentos, em um processo de produção conjunto entre empresas e consumidores. Desta forma, como principais resultados espera-se verificar a importância do relacionamento no cenário empresarial como ferramenta estratégica de proximidade com os clientes.


Palavras-chave


Comunicação; Marketing de relacionamento; Cocriação; Valor

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DOI: 10.3895/rde.v8n13.7064

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