Os paratextos publicitários de uma comédia de situação brasileira: a narrativa das chamadas televisivas
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a narrativa das chamadas televisivas, consideradas paratextos publicitários, de uma comédia de situação (sitcom) brasileira. O entendimento de paratexto se relaciona a uma das cinco formas de transtextualidade propostas por Genette (2010). Nesta pesquisa se adapta o elemento textual prefácio, entendido como paratexto por Genette, para as chamadas televisivas. O material selecionado para análise é proveniente dos antigos programas de Os Trapalhões. São analisadas três chamadas veiculadas na TV Globo entre os anos de 1988 e 1992. Os resultados demonstram que os paratextos se configuram numa linguagem híbrida, pois neles são incorporados vários tipos de linguagem que vão desde o videografismo, trechos dos programas de televisão, até a publicidade da própria emissora.
Palavras-chave
paratextos; publicidade; chamada; comédia de situação; televisão.
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PDFDOI: 10.3895/rde.v7n11.5026
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