Os paratextos publicitários de uma comédia de situação brasileira: a narrativa das chamadas televisivas

Rafael Jose Bona

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a narrativa das chamadas televisivas, consideradas paratextos publicitários, de uma comédia de situação (sitcom) brasileira. O entendimento de paratexto se relaciona a uma das cinco formas de transtextualidade propostas por Genette (2010). Nesta pesquisa se adapta o elemento textual prefácio, entendido como paratexto por Genette, para as chamadas televisivas. O material selecionado para análise é proveniente dos antigos programas de Os Trapalhões. São analisadas três chamadas veiculadas na TV Globo entre os anos de 1988 e 1992. Os resultados demonstram que os paratextos se configuram numa linguagem híbrida, pois neles são incorporados vários tipos de linguagem que vão desde o videografismo, trechos dos programas de televisão, até a publicidade da própria emissora.

Palavras-chave


paratextos; publicidade; chamada; comédia de situação; televisão.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v7n11.5026

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr