Comunicação e espaço urbano: o sentimento de "lugar" no tempo dos fluxos

Elane Abreu de Oliveira

Resumo


O espaço urbano se modificou de maneira decisiva ao longo do tempo, dentre outros fatores, por agregar em si o ritmo convulso dos meios de comunicação. Neste artigo, discutimos como o sentimento de lugar, o de pertencimento a um local, do habitante das grandes cidades foi alterado pelas tecnologias comunicacionais. Por proporcionar novas experiências espaço-temporais, o processo de globalização desencadeou novas relações do habitante com seu espaço físico e seu sentimento de pertença a um lugar foi sendo diluído por falsas totalidades midiatizadas. Assim, colocamos em xeque os “lugares” que se fazem de “lares” no cenário contemporâneo.


Palavras-chave


Comunicação; espaço urbano; globalização; pós-modernidade

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v0n1.2162

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr