Cinema nacional: o universo do trabalho em “Mauá: o imperador e o rei”
Resumo
Neste artigo analisamos como ocorre certa formalização ideológica do universo do trabalho no filme “Mauá: O Imperador e o Rei”, produção executiva de Joaquim Vaz de Carvalho e direção de Sérgio Rezende. Várias representações do trabalho (derrogatório, material, imaterial, dignificante, fonte de progresso, riqueza e valor social e pessoal) são destacadas uma vez que a atividade laboral se dá em um contexto social brasileiro bastante complexo cujo cenário apresenta posições sociais e econômicas antagônicas entre dois pólos: idéias e práticas liberais vinculadas a valores burgueses e conservadoras atreladas a uma economia predominantemente agro-exportadora dependente da mão-de-obra escrava.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rde.v0n1.2161
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.