Entre o viajante e o sedentário: o foco narrativo em Realidade e piauí
Resumo
Neste artigo, analisamos as estratégias narrativas utilizadas nas revistas Realidade (1966–1976) e piauí (desde 2006), com foco na construção do narrador nas reportagens de capa. Ambas exploram recursos do jornalismo literário ao ultrapassarem os limites da objetividade jornalística tradicional. Em Realidade, o narrador assume a postura de “viajante”, conforme a imagem de Walter Benjamin — alguém que percorre territórios desconhecidos para relatar experiências e revelar um Brasil profundo e invisível. Em piauí, por outro lado, o narrador se aproxima do tipo que “permanece na aldeia”, observando com atenção o cotidiano e desenvolvendo vínculos mais duradouros com os personagens. O estudo evidencia como as escolhas narrativas de cada revista revelam diferentes concepções de jornalismo e do papel do repórter, refletindo transformações nos modos de representação jornalística entre os dois períodos analisados.
Palavras-chave
Narrador; jornalismo literário; Piauí; Realidade
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PDFDOI: 10.3895/rde.v16n27.20241
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