Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo

Jean Carlos da Silva Monteiro

Resumo


Este artigo apresenta a integração estratégica de redes e mídias sociais digitais nas rotinas produtivas do jornalismo. O objetivo é descrever como os jornalistas utilizavam as redes e mídias sociais digitais em seu campo de atuação profissional. Por meio de uma breve pesquisa bibliográfica, foram revisados estudos que abordaram o uso do Orkut, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e TikTok no campo jornalístico. As redes e mídias sociais digitais, objeto desse estudo, têm papéis diferentes no jornalismo, com oportunidades e desafios únicos. A integração estratégica permite aos jornalistas alcançar audiências diversas, compartilhar conteúdo criativo e se envolver diretamente com o público, exigindo uma compreensão profunda das características de cada plataforma.


Palavras-chave


Redes sociais; Mídias sociais; Jornalismo On-line; Jornalismo na Internet; Webjornalismo

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DOI: 10.3895/rde.v14n23.17205

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