Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão: Possibilitar a difusão de conhecimento acadêmico em comunicação organizacional e áreas afins, contribuindo para a divulgação de pesquisas.

Linhas de pesquisa: 1) Comunicação e cultura organizacional: do ambiente às relações em jogo. O propósito desta linha é investigar as imbricações da cultura e da comunicação nas relações em jogo no ambiente organizacional físico e de modo a considerar a própria comunicação como uma ambiência; 2) Imagem, identidade e reputação: múltiplos olhares sobre a organização. Ao considerar que a imagem é produto do homem ao mesmo tempo em que é constituinte deste, o objetivo principal desta linha é compreender, de um lado, os processos de formação de identidade e imagem a partir da comunicação realizada nas e das organizações e, de outro, os processos de comunicação orquestrados em que a imagem atravessa as lógicas da organização norteando os seus modos de dizer/fazer.

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação e áreas afins.

Política de submissão: O periódico Dito Efeito, revista de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), publica, em edições semestrais, trabalhos acadêmicos inéditos, escritos em português, espanhol e inglês. São aceitos artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, que devem seguir as normais adotadas pela publicação.

A revista publica apenas por meio virtual.

Os autores se responsabilizam pelo envio dos textos revisados.

A revista publica apenas artigos de autores com titulação mínima de especialista, ou publicações conjuntas, de orientando e orientador, por exemplo, de cursos de especialização, mestrado ou doutorado, desde que o orientador tenha a titulação mínima exigida.

Os trabalhos deverão ser encaminhados no sistema SEER com as seguintes características:

  • Word for Windows (1998 ou mais recente), ou programa compatível,
  • fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas), espaço 1,5 entre linhas e parágrafos, espaço duplo entre partes do texto.

As páginas devem ser configuradas:

  • no formato A4,
  • com numeração,
  • com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

Para citações maiores de 3 linhas, letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples, recuo de 4 cm. As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor-data (BOSI, 1998, p. 15) e as referências devem seguir as normas 6023 da ABNT.

Subtítulos, se houver, devem aparecer numerados (exceto introdução, conclusão e referências), sem adentramento, em negrito, apenas a primeira letra em maiúscula.

Os artigos e ensaios devem conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas e as resenhas no mínimo 5 e no máximo 7 páginas.

Organização

A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:

  • TÍTULO (centralizado, em caixa alta);
  • RESUMO (com máximo de 200 palavras e versão em inglês) e PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras e versão em inglês);
  • TEXTO;
  • NOTAS DE RODAPÉ;
  • REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto).

Resumos, palavras-chave, em português e inglês, devem ser digitados em Times New Roman, corpo 10.

Notas de rodapé. As notas devem ser apresentadas ao longo do trabalho, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

 

Políticas de Seção

Artigos

A revista publica apenas artigos de autores com titulação mínima de especialista, ou publicações conjuntas, de orientando e orientador, por exemplo, de cursos de especialização, mestrado ou doutorado, desde que o orientador tenha a titulação mínima exigida.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

O objetivo da seção é publicar entrevistas com pesquisadores e profissionais da área da comunicação cuja contribuição para a área é notória.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

O objetivo é publicar resenhas de livros que tenham sido publicados nos últimos cinco anos da área da comunicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

O objetivo é publicar textos ensaísticos, ou seja, com maior liberdade estilística e metodológica, sempre abordando temas relacionados à comunicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Tem por objetivo apresentar a edição e expor particularidades do fechamento da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos recebidos passam por uma avaliação prévia da Comissão Editorial, que vai verificar se o texto cumpre as exigências formais da revista. Depois de passar por essa verificação, o trabalho é enviado para uma revisão feita por dois membros do Conselho Editorial/Consultivo. Caso haja divergência entre os dois pareceristas, o texto será enviado para um terceiro conselheiro. A decisão do mérito do trabalho é de responsabilidade do Conselho Editorial/Consultivo. Em todas as fases, adota-se a avaliação cega, ou seja, sem a identificação dos autores dos textos.

Caso ocorra acúmulo de textos aprovados para determinado número, o autor poderá ser consultado a respeito de ter seu texto publicado em número subsequente.

Os trabalhos enviados passarão pelo exame do Conselho Editorial Consultivo ou Avaliadores “ad hoc”, que emitirá parecer aceitando-os ou recusando-os. Os autores receberão, via e-mail, o comunicado acerca da aceitação ou da não aceitação de seus trabalhos para publicação.

 

Periodicidade

A revista publica edições semestrais (a partir de janeiro-junho de 2013), permitindo a disponibilidade de edições futuras com artigos que já estejam prontos para sua publicação antes do prazo e sua periodicidade oficial.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

SEER/IBICT; Oasisbr/IBICT; Portal de Periódicos Capes; LivRe; Diadorim; Sumários.org; Google Acadêmico; Journals For Free



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr