Elementos para começar uma conversa sobre a formação de formadores de leitores críticos de textos literários para atuação no Ensino Médio
Resumo
Neste ensaio, parte-se da apresentação do contexto das reorientações sobre a abordagem do texto literário nos discursos reguladores do ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio brasileiro dos anos 1990 para tratar emergência do formador de leitores críticos de textos literários, posição de sujeito a ser ocupada por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio atual. Na sequência, defende-se o argumento de que a denominação ensino de literatura não se alinha com as demandas atuais para a abordagem do texto literário nos anos finais da educação básica do Brasil, apostando na denominação trabalho com a leitura literária para isso. Finalmente, em um último tópico, elencam-se, com base em alguns autores cuja leitura integral este texto não dispensa, seis excessos que, a nosso ver, contribuem para distanciar, na escola de nível médio, o leitor jovem do texto literário. Trata-se de um texto cujo objetivo central é apresentar, de forma acessível, um painel das tensões que hoje atravessam a abordagem do texto literário em sala de aula para, com isso, estimular discussões em cursos de formação continuada de professores de Língua Portuguesa para o trabalho com a leitura literária no Ensino Médio.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rl.v19n26.5863
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