Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla sobre como professores de física integram à sua prática docente vivências próximas à produção científica de fronteira na área. Neste estudo, é analisada a evolução de alguns indicadores do perfil acadêmico-profissional de professores participantes das edições anuais da Escola de Física do CERN em língua portuguesa. Oferecido desde 2009, este curso de formação continuada é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física. Foram analisados 103 currículos disponíveis na plataforma Lattes de professores que participaram das edições de 2009 a 2013. Os indicadores mostram que a participação na escola parece estar associada a uma maior produção acadêmica, por uma busca por maior titulação acadêmica e uma intensiva realização de atividades de divulgação científica.
Palavras-chave
Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional.
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n3.7517
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